Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Apresentação

A TRAJETÓRIA ATÉ A PRESENTE EDIÇÃO

Ao celebrar os cinco anos da fundação da Santa Igreja no Minecraft, reconhecemos com gratidão os muitos frutos gerados neste tempo de evangelização, missão e comunhão. Desde os primeiros passos da comunidade, o povo fiel de Deus reuniu-se em torno do altar, nutrido pela Palavra e pela Eucaristia. Contudo, durante todos esses anos, mesmo com uma intensa vida litúrgica, nunca se teve uma Edição Típica própria do Missal Romano para a nossa realidade.

A ausência de um Missal próprio não foi sinal de negligência, mas reflexo da juventude da comunidade e da complexidade de adaptar, com fidelidade e beleza, o tesouro litúrgico da Igreja à nossa expressão eclesial digital. Diversos esforços foram sendo feitos ao longo dos anos para que essa lacuna fosse, um dia, preenchida.

Durante os pontificados dos Santos Padres, diversos responsáveis por esse Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos(anteriormente Congregaçãopara o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos), como Dom Victor Gabriel Cardeal Santos (hoje, Sua Santidade, o Papa Gregório V), Dom Giovanni Aguilar e de Dom José Leandro, foram sendo amadurecidas as ideias, recolhidas as experiências pastorais e analisadas as necessidades específicas da liturgia no universo Minecraft. Estes três responsáveis, cada um a seu tempo, desempenharam papel fundamental na condução e supervisão dos trabalhos que hoje resultam na Primeira Edição Típica do Missal Romano da Igreja no Minecraft.

A PRIMEIRA EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO MINECRAFTIANO

A elaboração do Missal foi confiada ao Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, que durante meses debruçou-se sobre os textos, formatos e rubricas. O trabalho visou à fidelidade ao Missal Romano da realidade, especialmente à Terceira Edição Típica em língua portuguesa, recentemente traduzida pela CNBB, sem abrir mão da necessária adaptação pastoral e pedagógica ao nosso contexto eclesial digital.

Foi incorporado ao Missal o sinal , para indicar elementos próprios da liturgia Minecraftiana, como rubricas adaptadas ao ambiente digital, ritos simplificados, e orações específicas para ocasiões vividas com frequência pela comunidade.

Com a devida autorização do Santo Padre Gregório V, este Missal será a partir de agora o único a ser usado em todas as celebrações litúrgicas da Igreja no Minecraft, nas suas expressões em língua portuguesa e latina.

UMA LITURGIA DIGNA, BELA E DIGITAL

Conforme afirmou o Papa Gregório V, na Constituição Apostólica Sacrossancta Liturgia (15 de julho de 2025):

"Esta edição típica, primeira da nossa história, manifesta o amadurecimento espiritual e eclesial da Igreja no Minecraft. É sinal da fidelidade à grande Tradição da Igreja, e expressão do zelo pastoral dos nossos ministros, que não mediram esforços para garantir a dignidade e a beleza da Sagrada Liturgia, mesmo nos ambientes digitais."

A Primeira Edição Típica do Missal Romano no Minecraft foi solenemente promulgada em 15 de julho de 2025.

EDITORES DO MISSAL ROMANO MINECRAFTIANO

Foram responsáveis pela edição e organização deste Missal:

  • Dom Victor Gabriel Cardeal Santos, atual Papa Gregório V

  • Dom Giovanni Aguilar, prefeito emérito do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

  • Dom José Leandro, atual prefeito do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

  • Pe. Jonas Francisco, membro do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e redator de uma parcela do missal romano.

CONCLUSÃO

A Santa Igreja no Minecraft, com esta Edição Típica, consolida o seu desejo de viver a Liturgia com zelo, profundidade, criatividade e fidelidade. Que este Missal, agora nas mãos de cada altar, de cada sacerdote e fiel, possa ser instrumento de santificação, comunhão e beleza, alimentando o coração da nossa Igreja em cada celebração.

Roma, 15 de julho de 2025.

+ Dom José Leandro
Prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos