Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Promulgação

GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA

SACROSSANCTA LITURGIA

PELA QUAL SE PROMULGA A PRIMEIRA EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO

 

Aos eminentíssimos cardeais,

aos excelentíssimos bispos,

aos reverendíssimos presbíteros e diáconos,

aos membros dos institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica,

aos seminaristas e

a todos os leigos e leigas.


    A Sacrossanta Liturgia, é o lugar, por excelência, da celebração memorial da Igreja, reunida ao redor de seu Senhor. O próprio Senhor Jesus Cristo estabelece a celebração memorial ordenando aos apóstolos: "Fazei isto em minha memória" (cf. 1Cor 11, 24c). A Eucaristia, celebrada pelos apóstolos a partir da Ressurreição de Jesus, com a repetição das palavras e dos gestos de Jesus na última ceia, é, deste modo, o memorial por excelência, o Sacramento que é fonte e ápice da vida da Igreja.


    Com o passar dos tempos, a celebração da "Fração do Pão" (cf. At 2, 42) foi sendo melhor estruturada e liturgicamente organizada. Uma vez que a celebração pascal judaíca já era uma celebração litúrgica, também a celebração da Páscoa cristã, isto é, o Mistério Pascal - Encarnação, vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus - também foi organizada liturgicamente. Os relatos de São Justino e de Santo Hipólito de Roma já testemunham esta organização que chegou ao seu auge no tempo patrístico com São Gregório Magno.


    Após o Concílio de Trento, dentre tantas tradições e famílias litúrgicas, São Pio V adotou o Missal da Cúria Romana para o uso em toda a Igreja latina, substituindo as tradições diocesana que não tivessem ao menos duzentos anos de existência. Reformado e reeditado diversas vezes, este Missal chegou ao Concílio Vaticano II, onde, a mando dos padres conciliares e seguindo as determinações da Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, foi reformado e promulgado por São Paulo VI e, depois, por São João Paulo II. É sobre esta última edição, trazida a público ao Brasil no ano de 2023, que se construiu a Primeira Edição Típica do Missal Romano para o Minecraft.


    Observamos a deficiente realidade do Minecraft, a qual já dependia de subsídios estranhos e alheios às fontes aprovadas pela tradição litúrgica. Sendo assim, empenhamo-nos em estruturar um Missal próprio, que respeitasse a dignidade da Sagrada Liturgia e trouxesse coerência à celebração da fé nesse ambiente virtual.


    Agora nós, mesmo sabendo que há pequenas correções a serem feitas e que estas irão aparecendo com o tempo, trazemos a público a nova Edição Típica do Missal Romano, elaborada por uma comissão ampliada do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e que se caracteriza como a edição mais completa do Missal Romano que já esteve em vigor para a Igreja, trazendo os textos do Missal Romano, variedade de próprios para momentos mais significativos, de missas dos comuns, para diversas necessidades e votivas, além de todo o ordinário da missa, com variedade de textos e possibilidades, dispostas de modo acessível e layout moderno.


Deste modo, para a honra de Deus, nosso Senhor, da Sagrada Liturgia, do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, PROMULGAMOS a Primeira Edição Típica do Missal Romano, em suas edições latina e brasileira, para uso em toda a Igreja a partir da presente data, o dia em que nosso Senhor Jesus, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim, e ceando com eles instituiu-lhes a Eucaristia, o sacerdócio e o mandamento do amor, para perpetuar sua presença salvífica na história humana e para que o celebrassem no mistério do seu Corpo e do seu Sangue, em sua memória, por todos os séculos dos séculos.


Dado e Passado em Roma, no décimo quinto dia do mês de julho do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado. Memória do doutor da Igreja, São Boaventura.

 Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs