Nesta parte do Missal, reúnem-se as Missas, e orações para diferentes oportunidades, que podem ser usadas em diversas circunstâncias, para várias necessidades ou ocasiões. Os textos que se encontram nas três primeiras seções podem ser rezados tanto em Missas com participação do povo, quanto em Missas sem assembleia. Os formulários da terceira secção podem ser usados, sobretudo, em Missas sem presença do povo, a não ser que ocasionalmente um motivo pastoral recomende outra solução.
Quando ocorre uma necessidade mais grave, à Missa correspondente a esta necessidade pode ser celebrada, com ordem ou licença do Ordinário do lugar, todos os dias, com exceção de Solenidades, dos domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, dos dias da Oitava da Páscoa, da Comemoração de todos os fiéis defuntos, da Quarta-feira de Cinzas e da Semana santa. No entanto, se uma verdadeira necessidade ou utilidade pastoral o exige, a Missa ou as orações que correspondem a esta necessidade, podem ser usadas nas celebrações com o povo, a juízo do reitor da igreja ou do próprio sacerdote que preside a celebração, também quando ocorre uma memória obrigatória ou um dia de semana do Advento, até dia 16 de dezembro, nos dias de semana do Tempo de Natal, a partir de 2 de janeiro, e do Tempo Pascal depois da Oitava da Páscoa.
No Tempo Pascal, acrescenta-se Aleluia às antífonas de entrada e de comunhão; a não ser que não se adapte ao contexto.
Nas Missas em dias de semana, durante o Tempo Comum, é sempre permitido que o sacerdote reze todas as orações desta série ou só a oração coleta, observando o que foi dito no número 1.
Quanto à Oração Eucarística, que se pode usar com os formulários das Missas para várias necessidades, confira o Apêndice I do Ordinário da Missa.
Em algumas Missas, os textos litúrgicos, propostos para um homem, podem ser adaptados para uma mulher, mudando-se o gênero; os que estão no plural, podem ser usados no singular, mudando-se o número.
Estas Missas podem ser celebradas com vestes sagradas da cor própria do dia ou do Tempo litúrgico ou de cor roxa, se tiverem caráter penitencial*.
I. PELA SANTA IGREJA
II. PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA PÚBLICA
III. EM DIVERSAS NECESSIDADES