EM TEMPO DE GUERRA OU CONFLITO
Antífona de entrada (Cf. Jr 29,11-12.14)
Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e de todos os lugares reconduzirei vossos cativos.
Ou: (Cf. SI 17,5-7)
Ondas da morte me envolveram totalmente, e as torrentes da maldade me aterraram; ao Senhor eu invoquei na minha angústia e de seu templo ele escutou a minha voz.
Coleta
Ó Deus misericordioso e forte, que rejeitais as guerras e humilhais os soberbos, apressai-vos em afastar de nós a violência e as lágrimas, 1107 para merecermos ser chamados de verdade vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Ó Deus, autor e amigo da paz, conhecer-vos é viver e servir-vos é reinar. Protegei os que vos invocam contra toda violência, para que, confiantes em vossa proteção, não sejamos atemorizados pelas armas de nenhum inimigo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Lembrai-vos, Senhor, de que vosso Filho, a verdadeira paz, com seu sangue, destruiu nosso ódio. Olhai compassivo a nossa tribulação e, aos que tanto amais, concedei que este sacrifício devolva a tranquilidade e a paz. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Jo 14,27)
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo, diz o Senhor. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.
Depois da comunhão
Senhor, nos saciastes com a suavidade do único pão que fortalece o coração humano; concedei a felicidade de superar os furores da guerra e guardar firmes vossa lei de amor e justiça. Por Cristo, nosso Senhor.