ASCENSÃO DO SENHOR
SOLENIDADE
Ⓑ A Solenidade da Ascensão é celebrada no sétimo domingo da Páscoa.
MISSA DA VIGÍLIA
Esta Missa se celebra na noite do dia que precede a Solenidade, antes ou depois das I Vésperas da Ascensão.
Antífona da entrada (Cf. Sl 67, 33-35)
Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens, aleluia.
Diz-se o Glória.
Coleta
Ó Deus, na presença dos Apóstolos, vosso Filho hoje subiu ao céu. Concedei, nós vos pedimos, que segundo a sua promessa, ele esteja sempre conosco na terra e nós mereçamos viver com ele no céu. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira leitura (At 1, 1-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: ʽJoão batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”. Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?” Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial (Sl 46)
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
Segunda leitura (Ef 1, 17-23)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos: O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
Palavra do Senhor.
Ⓗ Ou, como segunda leitura, toma-se uma das leituras facultativas.
Aclamação ao Evangelho (Mt 28, 19a. 20b)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todo os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus.
Evangelho
Ano A (Mt 28, 16-20)
Ano B (Mc 16, 15-20)
Ano C (Lc 24, 46-53)
Diz-se o Creio.
Sobre as oferendas
Ó Deus, vosso Filho Unigênito, nosso Pontífice, vive para sempre sentado à vossa direita intercedendo phor nós. Concedei que, confiantes, nos aproximemos do trono da graça para obter a vossa misericórdia. por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio da Ascensão do Senhor.
Quando se usa o Cânon Romano, diz-se o Em comunhão próprio.
Antífona da comunhão (Cf. Hb 10, 12)
Oferecendo um único sacrifício pelos pecados, Cristo está sentado para sempre à direita de Deus, aleluia.
Depois da comunhão
Os dons que recebemos do vosso altar, Senhor, despertem em nossos corações o desejo da pátria celeste e nos façam caminhar com vigor seguindo as pegadas de Jesus, até onde nos precedeu como nosso Salvador. Ele, que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Bênção solene
Pres.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, cujo Filho Unigênito hoje subiu ao mais alto dos céus, e vos abriu o caminho para onde ele mesmo está.
℟.: Amém.Pres.: Deus vos conceda que o Cristo, assim como se manifestou aos discípulos após a ressurreição, vos apareça em sua eterna benevolência, quando vier para o julgamento.
℟.: Amém.Pres.: E vós, crendo que o Cristo está sentado com o Pai em sua glória, possais experimentar, conforme sua promessa, a alegria de permanecer com ele até o fim dos tempos.
℟.: Amém.Pres.: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
℟.: Amém.