Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Orações sobre o Povo

As seguintes orações podem ser usadas, segundo o critério do sacerdote, no fim da Missa, da Celebração da Palavra, do Oficio ou dos Sacramentos.
O sacerdote, voltado para o povo, abrindo os braços, diz: O Senhor esteja convosco.
O povo responde: Ele está no meio de nós.
O diácono ou, na falta dele, o próprio sacerdote, faz o convite: Inclinai-vos para receber a bênção ou o exprime com outras palavras. Em seguida, o sacerdote estende as mãos sobre o povo, reza a oração, à qual todos respondem: Amém.
Depois da oração, o sacerdote acrescenta sempre: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho ✠ e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre.

1. Ó Deus, acompanhai sempre o vosso povo e concedei nesta vida a consolação aos que chamais a tomar parte dos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor. 

2. Concedei, Senhor, ao povo cristão conhecer a fé que professa e amar o dom celestial que celebra. Por Cristo, nosso Senhor. 

3. Vosso povo, Senhor, receba a graça da vossa santa bênção, para ficar livre do que é nocivo e alcançar os bens que deseja. Por Cristo, nosso Senhor. 

4. Ó Deus, nós vos pedimos que o vosso povo se volte para vós de todo o coração; pois se defendeis até os que pecam, protegeis com grande misericórdia os que vos servem de coração sincero. Por Cristo, nosso Senhor. 

5. Ó Deus de bondade, iluminai a vossa família para que, abraçando a vossa vontade, viva sempre fazendo o bem. Por Cristo, nosso Senhor. 

6. Concedei, Senhor, com generosidade aos vossos fiéis o perdão e a paz, para que possam, purificados de todas as culpas, vos servir na tranquilidade do coração. Por Cristo, nosso Senhor. 

7. Ó Deus de bondade, concedei ao povo que vos serve sem cessar crescer por vossa graça e guardar sempre os vossos mandamentos. Por Cristo, nosso Senhor. 

8. Ó Deus, sede favorável ao vosso povo, para que, livre de todo o mal, vos sirva de todo coração e viva sempre sob a vossa proteção. Por Cristo, nosso Senhor. 

9. Ó Deus, que vossa família sempre se alegre pela celebração dos vossos mistérios, e colha os frutos da sua redenção. Por Cristo, nosso Senhor. 

10. Senhor nosso Deus, enriquecei e confirmai o vosso povo com os tesouros da vossa misericórdia, para que, fortalecido pelas vossas bênçãos, persevere em contínua ação de graças e viva sempre na alegria do vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor. 

11. Guardai sempre, Senhor, com paternal bondade, a vossa família para que, com vossa proteção, seja livre de toda adversidade e, pela prática das boas obras, glorifique o vosso santo nome. Por Cristo, nosso Senhor. 

12. Purificai, Senhor, os vossos fiéis, de corpo e de mente, para que, arrependidos, sob a vossa inspiração, consigam vencer as tentações do mal e saborear sempre as alegrias do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. 

13. Ó Deus, que a vossa bênção frutifique em vossos fiéis e os disponha a todo progresso espiritual para que sejam sustentados em suas ações pela força do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. 

14. Senhor, os fiéis que têm seus corações ancorados em vós imploram o vosso auxílio, sem o qual nada podem, a fim de que, na força da vossa misericórdia, realizem o que é justo, aprendam o que é reto e alcancem a plenitude da vossa bondade. Por Cristo, nosso Senhor. 

15. Socorrei, Senhor, nós vos pedimos, o povo fiel que vos implora, e vinde em auxílio da fraqueza humana, para que, dedicado a vós de coração sincero, se alegre nos trabalhos da vida presente e alcance os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor. 

16. Olhai com bondade, Senhor, a vossa família e concedei-lhe a vossa eterna misericórdia para cumprir os vossos salvíficos mandamentos, pois sem ela não pode fazer nada digno de vós. Por Cristo, nosso Senhor. 

17. Senhor, derramai abundantemente a graça celeste sobre os vossos fiéis, para que vos louvem os seus lábios, vos glorifique a sua alma e vos exalte também a sua vida; e porque é vosso dom tudo que somos, seja para vós tudo que vivemos. Por Cristo, nosso Senhor. 

18. Instruí vosso povo, Senhor, com a doutrina celeste para que, evitando tudo o que é mal e seguindo tudo o que é bom não provoque a vossa indignação, mas sempre obtenha a vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor. 

19. Atendei, Senhor, os que vos suplicam e acompanhai os que colocam sua esperança em vossa misericórdia para que sigam firmes no caminho da santidade e, conseguindo o necessário para esta vida, possam tornar-se herdeiros das vossas promessas eternas. Por Cristo, nosso Senhor. 

20. Derramai, Senhor, a graça da vossa paterna bondade sobre o povo que vos suplica, para que, pela vossa constante ação, obtenha de vós, seu criador e redentor, a plenitude da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. 

21. Vosso povo fiel, Senhor, possa progredir estimulado pela vossa paterna bondade e, movido por um arrependimento salutar, vos agradecer na observância dos vossos mandamentos, para alcançar o que prometeis. Por Cristo, nosso Senhor. 

22. Deixai-vos mover, Senhor, em vossa paterna bondade, pela fragilidade do povo que vos pertence e respondei com vossa misericórdia à sua suplica confiante, a fim de que receba pela vossa generosa bondade o que pelos seus méritos nem pode esperar. Por Cristo, nosso Senhor. 

23. Estendei, Senhor, vossa mão poderosa para defender os vossos filhos e concedei aos que obedecem à vossa paterna vontade a constante proteção do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. 

24. Atendei, Senhor, as preces da vossa família e concedei a vossa graça aos que vos suplicam confiantes, para que, fortalecidos pelos auxílios necessários, perseverem na profissão do vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. 

25. Guardai, Senhor, nós vos pedimos, a vossa família e concedei-lhe, propício, a fecundidade da vossa misericórdia, para que cresça sempre mais na sabedoria e nos dons celestiais. Por Cristo, nosso Senhor. 

26. Exulte, Senhor, o povo fiel que vossa mão poderosa sustenta e, progredindo no caminho da vida cristã, se alegre com os bens presentes e futuros. Por Cristo, nosso Senhor.

NAS FESTAS DOS SANTOS

27. Senhor, exulte o povo cristão, ao recordar os Santos, membros gloriosos do Corpo de Cristo e, celebrando agora a sua vida em vosso louvor, possa um dia, em comunhão com eles, alegrar-se para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.

28. Convertei sempre a vós, Senhor, os corações dos vossos fiéis, e não deixeis de sustentar com vosso auxílio os que recebem a ajuda de tantos intercessores. Por Cristo, nosso Senhor.