PARA UM CONCÍLIO OU UM SÍNODO
Antífona da entrada (Cf. Cl 3.14-15)
Revesti-vos, sobretudo, do amor
que é o vínculo da perfeição.
Reine em vossos corações a paz de Cristo.
Coleta
Senhor, pastor e guia da vossa Igreja, derramai sobre vossos servos o espírito de inteligência, de verdade e de paz, para que conheçam de todo o coração o que vos agrada e, com todo vigor, coloquem em prática o que conheceram. Phor nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Ó Deus, que cuidais dos povos com bondade e vos deixais vencer pelo amor, dai o Espírito de sabedoria aqueles a quem confiastes o governo pastoral, para que vosso povo seja conduzido a um maior conhecimento da verdade e cresça sempre mais na santidade. Phor nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Deus clementíssimo, considerai a oferenda dos vossos servos e concedei-lhes a graça da vossa luz, para que compreendam verdadeiramente o que é reto a vossos olhos e cheios de confiança o realizem. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio do Espírito Santo II.
Antífona da comunhão
Onde o amor e a caridade, Deus aí está.
Congregou-nos num só corpo o amor de Cristo.
Depois da comunhão
Deus de misericórdia, concedei que os santos mistérios recebidos confirmem vossos servos na verdade e os levem a procurar a glória do vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor.