I. PELA SANTA IGREJA
7. PELO PRÓPRIO SACERDOTE CELEBRANTE
A
Especialmente por um sacerdote que exerce o ministério pastoral.
Antífona de entrada (Cf. Cl 1, 25.28)
Eu me tornei ministro da Igreja
de acordo dom a missão divina
a mim confiada a vosso favor:
anunciamos Cristo Jesus
para que nele todos cheguem à perfeição.
Coleta
Ó Deus, quiseste colocar-me à frente da vossa família, não por meus méritos, mas unicamente pela generosidade da vossa graça inefável; dai-me cumprir dignamente, em vossa presença, os deveres do ministério sacerdotal e, guiado por vós, dirigir o povo que me confiastes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos do séculos.
Sobre as oferendas
Ó Deus, poderoso e benigno, que governais o curso dos dias e dos tempos, conservai com bondade os dons que recebi de vossa graça; e, pela força deste sacrifício, dirigi, no mesmo sentimento, o coração do povo e sacerdote, para que não falte ao pastor a obediência do rebanho nem ao rebanho o cuidado do pastor. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Jo 15.9)
Como meu Pai me amou,
assim também eu vos amei.
Permanecei no meu amor, diz o Senhor.
Depois da comunhão
Deus onipotente e eterno, origem e perfeição de todas as virtudes, concedei-me, pela participação neste mistério, fazer o que é reto e ensinar a verdade, para levar os fiéis, com a ação e a palavra, ao acontecimento da vossa graça Por Cristo, nosso Senhor.