III. PARA DIVERSAS COMEMORAÇÕES
A. POR UM DEFUNTO
1
Antífona da entrada
O Senhor lhe abra a porta do paraíso,
para que possa voltar àquela pátria
onde não há morte,
e reina eterna alegria.
Coleta
Ó Deus, Pai todo-poderoso, que nos confirmastes com o mistério da cruz e nos configurastes com o sacramento da ressurreição do vosso Filho, concedei benigno ao vosso servo N. ser associado ao convívio dos vossos eleitos. Phor nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Inclinai, Senhor, vossos ouvidos às nossas preces, com as quais imploramos humildemente a vossa misericórdia; acolhei, na região da luz e da paz, vosso servo N. que congregastes neste mundo ao vosso povo e concedei-lhe participar do convívio dos santos. Phor nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Humildemente vos suplicamos, Senhor: sede propício ao vosso servo N., pelo qual oferecemos o sacrifício de louvor e, por este culto de reconciliação, mereça ressurgir para a vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Jo 6,37)
Todos os que o Pai me confia virão a mim, diz o Senhor.
e quando vierem, não os afastarei.
Depois da comunhão
Senhor, revigorados pelo sacramento da vida, nós vos pedimos que nosso irmão N. a quem destes participar da vossa aliança, possa ser purificado pela força deste sacramento e alegrar-se eternamente na paz de Cristo. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.